Acumuladores Silenciosos: No que um Personal Organizer Pode Ajudar

Para os acumuladores, a presença de um Personal Organizer pode ser transformadora. Juntos, podemos descobrir o que cada item em sua casa está tentando lhe dizer e como ele se encaixa (ou não) na vida que você deseja viver. Este é o momento de ouvir, ajustar e renovar, tanto o seu espaço quanto uma nova perspectiva. Estou pronta para ser sua parceira nessa empreitada. Imagine abrir sua porta e ser recebido por um espaço que respira tranquilidade e clareza. Onde cada objeto tem seu lugar e cada canto conta uma história de intenção e propósito. Vamos começar?

NINGUÉM NASCE ACUMULADOR

Mari Flores

11/6/20236 min read

Tesouros ou Tralhas? A Arte e o Peso do Acúmulo

Vivemos em uma era de consumo exagerado, onde a linha entre necessidade e desejo se torna cada vez mais tênue. Com um simples deslizar de tela, somos bombardeados por mídias sociais que nos impulsionam a adquirir mais, muitas vezes mais do que precisamos ou até mesmo conseguimos gerenciar.

A imagem que vemos pode ser uma representação artística desse fenômeno: uma pessoa cercada por uma montanha de bolsas, variando em cores e tamanhos. A expressão serena em meio ao excesso nos faz questionar — estamos coletando tesouros que refletem quem somos ou acumulando tralhas que pesam em nosso cotidiano e no saldo do nosso cartão de crédito?

O ato de acumular pode começar de forma inocente. Uma bolsa nova aqui, um acessório ali, impulsionados pela última tendência ou promoção irresistível. No entanto, cada objeto traz consigo não apenas um custo financeiro, mas também um custo espacial e emocional.

As redes sociais são como um empurrãozinho que faz com que a gente queira comprar coisas que até ontem a gente nem sabia que queria. Tudo que é moda, tudo que todo mundo diz que "tem que ter", aparece na nossa tela como se fosse superimportante, e a gente acaba comprando no impulso, sem parar pra pensar se aquilo realmente faz falta ou se vai ser algo que a gente vai gostar por muito tempo.

No coração dessas questões sobre acumular itens está a questão da sustentabilidade do estilo de vida que levamos. O hábito de colecionar não somente consome o espaço físico das nossas residências, mas também exerce influência sobre o meio ambiente que todos compartilhamos. Além disso, convivemos com outras pessoas em nossos lares, e...

...e o excesso de objetos pode afetar essa convivência. Portanto, é essencial considerarmos os impactos das nossas escolhas de consumo. Ao ponderarmos sobre a próxima compra, devemos refletir não apenas sobre a necessidade ou o desejo imediato, mas também sobre o bem-estar coletivo e o legado ambiental que deixaremos.

Ninguém nasce acumulador

Em grande parte, as tendências de acumular podem ter raízes na convivência familiar, onde os comportamentos e os valores em relação aos objetos e ao ato de guardar são observados e muitas vezes, inconscientemente, assimilados desde a infância. Entretanto, esta predisposição inicial pode ser ampliada ou alterada por experiências pessoais, traumas, ou mesmo pela busca de conforto e segurança através de bens materiais.

Qual é a história por trás de cada item?

Quando somos pequenos, começamos a observar e a imitar os mais velhos, e é assim que aprendemos a dar valor às coisas. Às vezes, esse valor se transforma no hábito de não querer jogar nada fora, porque vimos os pais e avós guardando de tudo um pouco. Mas não é só o que a gente aprende em casa que conta; nossa própria vida vai moldando esse costume. Se a gente passa por um aperto ou perde algo importante, pode ser que comece a guardar mais coisas para sentir uma segurança. O desafio é saber o que realmente vale a pena guardar e o que a gente pode deixar ir. Afinal, viver bem também significa ter espaço para novas experiências e não só para objetos antigos.

Ordem na Casa, Paz na Mente: O Impacto Positivo dos Personal Organizers para Acumuladores

Quando um acumulador decide contratar um personal organizer, ele está procurando ajuda para colocar ordem na bagunça. O trabalho do organizer é focado em organizar os espaços e sugerir maneiras de manter tudo em ordem. Embora o organizer não esteja ali para oferecer apoio emocional ou psicológico, o ato de organizar pode acabar trazendo alívio e uma sensação de controle para o acumulador. É um trabalho que lida mais com os objetos e menos com as emoções, mas ainda assim, pode influenciar positivamente o bem-estar do cliente ao criar um ambiente mais harmonioso e funcional.

Além disso, os personal organizers também auxiliam na tomada de decisões difíceis. Muitas vezes, os acumuladores têm dificuldade em se desfazer de objetos, mesmo que não os utilizem há anos, facilitando o processo de descarte ou doação dos itens.

Personal Organizers podem ser aliados valiosos na reconquista do espaço físico e do conforto emocional em lares de acumuladores. Ao implementar métodos de organização personalizados e respeitosos, esses profissionais estabelecem a base para uma transformação abrangente. A organização se torna uma ferramenta de empoderamento, que, pode resultar em melhorias significativas na qualidade de vida dos indivíduos.

”A ordem em nossa vida pessoal, seja em nossos lares ou locais de trabalho, é frequentemente um reflexo do nosso estado interno, e quando aprendemos a arte da organização, algo magnífico acontece. Esse hábito de manter a ordem e a clareza se estende para outros aspectos de nossa existência — organizamos nossas bolsas, mantemos nossos carros em ordem e, o mais importante, começamos a desenvolver um profundo respeito pela natureza.

O ato de arrumar nossas próprias casas pode parecer pequeno, mas carrega a semente da mudança global. Quando compreendemos a importância de cada espaço — seja o espaço pessoal que habitamos ou os espaços naturais que todos compartilhamos — começamos a ver o mundo de forma diferente. O respeito pela ordem e beleza em nossa vida diária se torna respeito pelo planeta, incentivando-nos a agir de maneira mais consciente e sustentável.”

- Mari Flores (sua Personal Organizer)

Clique no botão e será direcionado ao meu WhatsApp

LEI DA ATRAÇÃO ORGANIZER

O poder da visualização

É Primeiramente, o trabalho de um personal organizer é essencial no auxílio a quem acumula muitas coisas. Ele age como um impulso para mudar a maneira como o acumulador vê seus espaços e seus pertences. Então, ao se deparar com um ambiente organizado, o acumulador começa a sentir um alívio imediato. Há um lugar para cada coisa, e o espaço se torna mais aproveitável. Além disso, essa ordem recém-descoberta oferece uma nova sensação de conforto e clareza.

Ademais, com essa clareza, o acumulador é encorajado a fazer escolhas mais conscientes sobre seus objetos. Por exemplo, fica mais fácil decidir o que realmente precisa guardar, o que pode doar ou o que deve jogar fora. Assim, inicia-se um ciclo virtuoso de decisões saudáveis.

Em seguida, ao invés de se apegar ao hábito de acumular, o foco muda para preservar a ordem e a funcionalidade do espaço. Este novo enfoque pode ter um efeito terapêutico, mesmo que indireto, pois apoia o acumulador na reconexão com suas necessidades e valores reais. Por fim, abre-se um caminho para uma existência mais equilibrada e menos dependente do excesso de bens materiais."


DICAS DA MARI

Siga as pistas

Abra sua gaveta de escritório, examine suas estantes e olhe atentamente para todos aqueles locais onde costuma deixar objetos com a promessa de "depois eu vejo". Pegue cada item e pergunte-se: Qual é a história por trás disso? Por que foi guardado inicialmente? Esse exercício de conexão pessoal pode ajudar a discernir entre o que possui significado genuíno e o que pode ser descartado.

Faça um inventário honesto e pergunte a si mesmo: Quando foi a última vez que utilizei este objeto? Se faz mais de um ano que não vê utilidade para ele, talvez seja o momento de repensar sua permanência na sua vida. Esse tipo de questionamento pode auxiliar na distinção entre o que é essencial e o que é supérfluo.